A parametrização das rubricas do eSocial são muito importantes para o cálculo das folhas de pagamento das empresas. Com elas, as informações constantes da folha de pagamento do empregador são utilizadas para inclusão e exclusão de registros na Tabela de rubricas do empregador.

Mas, certamente, você já se deparou conferindo a listagem da folha de pagamento e, de repente, você verifica que consta eventos de proventos ou descontos que não deveriam estar para seu colaborador? Essa situação é mais comum do que você possa imaginar.

Antes, era possível “arrumar” sua folha e, posteriormente, investigar com a pessoa responsável pelo ponto, conferindo um a um os eventos daquele colaborador. Ou seja, você tinha que dedicar mais tempo destinado a uma ação totalmente operacional.

Conferir esses erros “no olho” não é a opção mais confiável. Entenda um pouco mais sobre as rubricas do eSocial e como fazer para parametrizá-las e deixar sua folha de pagamento automático. Confira!

Sobre os eventos não periódicos e folha de pagamento

Antes, vou contextualizar sobre os eventos não periódicos e folha de pagamento. Passada a fase de enviar os dados da empresa e dos empregados, chegamos na fase dos eventos não periódicos e depois na fase que achamos uma das mais críticas, a folha de pagamento.

Quando estamos falando de folha de pagamento nos referimos a todos os pagamentos do trabalhador. Isso inclui além da folha, as férias, o décimo terceiro salário, entre outros.

Ou seja, com o eSocial, todos os pagamentos do trabalhador serão centralizados em um único registro que será enviado até o dia 7 do mês subsequente.

Dicas importantes sobre a folha de pagamento e seus prazos

Até aí parece fácil não é mesmo? Porém, é importante deixar uma dica que pode evitar dores de cabeça: mesmo com o prazo fixado até o dia 7 do mês, não deixe para enviar as informações em cima da hora. Tenha esse dia como a data máxima e  estabeleça um prazo como, por exemplo, o primeiro dia útil do mês para realizar esse processo.

O prazo para recolhimento do FGTS também é dia 7, ou seja, o ideal é você enviar os pagamentos com o máximo de antecedência para garantir que as informações sejam devidamente processadas pelo o eSocial, e a partir daí, possa emitir a guia do FGTS e realizar o recolhimento.

Entenda mais os impactos da folha de pagamento com o eSocial, como organizar os processos relacionados aos pagamentos dos seus trabalhadores e evitar penalidades desnecessárias.

Entenda mais sobre o Perfil de Eventos

O Perfil de Eventos é a ferramenta em que você vai definir onde e o que será pago das movimentações de proventos como Hora Extra, Adicional Noturno, Descontos de Faltas, Atrasos e também eventos de informação que podem ser de Saldo do Banco de Horas ou outros.

Com a transmissão da folha de pagamento desde a competência de Maio de 2018 para as grandes empresas ao eSocial, faz-se necessário que você fique atento sobre quais rubricas e naturezas estão informadas no cadastro do Perfil de Eventos do Fortes Ponto e se os eventos se repetem, ou seja se estão duplicados.

Vamos então analisar as rubricas com naturezas voltadas para Provento, Desconto e de Informação.

Dentro da ferramenta Perfil de Eventos, nas abas Proventos, Descontos e Informações verifique se os eventos informados estão associados a natureza correta para esta rubrica.  Caso você percebe que precisa ser feita qualquer correção, essa deve ser realizada através do sistema Fortes Pessoal. Esse processo precisara ser visto para todos os demais eventos marcados dentro do perfil.

Via Fortes Tecnologia