A rotina de um contador é repleta de responsabilidades que, quase nunca, são observadas pelas pessoas que o contratam. Afinal, grande parte dos empresários apenas querem que suas obrigações sejam devidamente cumpridas e evitam ao máximo se envolver com os processos da contabilidade.

Entretanto, entender as atividades que o contador realiza para o seu negócio, além de ser uma forma segura de acompanhar o cumprimento de suas tarefas, também pode proporcionar uma gama essencial de conhecimentos contábeis, fiscais e trabalhistas, fatores básicos para compreender as informações do seu negócio e tomar decisões com mais assertividade.

Neste artigo, vamos mostrar um pouco mais sobre a importância desse profissional para uma empresa, bem como apontar algumas de suas principais rotinas diárias. Acompanhe!

Qual a importância do contador para um negócio?

A contabilidade é a principal fonte de informações, precisas e seguras, sobre diferentes aspectos de um negócio. O contador é o responsável por coletar dados e documentos esparsos, gerados no dia a dia do seu empreendimento, e transformá-los em informações precisas e detalhadas para serem utilizadas na tomada de decisões gerenciais.

As principais falhas que acontecem no ambiente empresarial decorrem da falta de informações sobre pontos importantes do próprio negócio, que não são facilmente identificados pelo empresário.

A grande verdade é que a maioria das empresas até contam com esse tipo de serviço, entretanto, não estão sabendo aproveitá-lo como deveriam. Por consequência, acabam não garantindo que a contabilidade forneça, efetivamente, todas as informações necessárias para, a partir da assertividade na tomada de decisão, levar o empreendimento ao próximo nível de gestão e geração de resultados.

Além dessa atribuição, o contador também executará o cumprimento de uma gama de obrigações acessórias. Sem elas, sua empresa poderá sofrer sanções graves e ser penalizada com multas, bloqueios e incidência de juros.

Por isso, além de contratar esse profissional, é importante conhecer um pouco mais da rotina dele e, assim, garantir que o acesso a todos os benefícios que essa relação pode proporcionar.

Como funciona a rotina de um contador?

Quando mencionamos que você deve conhecer a rotina de um contador, não significa que precisa saber, exatamente, tudo o que ele faz para sua empresa, seus horários e formas de divisão de trabalho. Isso significa afirmar que é importante saber quais são as atividades que ele realiza para a sua empresa a cada dia, mês e ano.

Neste tópico, vamos destacar quais são os pontos da rotina de um contador que você precisa conhecer. Confira!

Escrituração de documentos fiscais, contábeis e trabalhistas

Uma das primeiras atribuições de um contador é o registro de todas os dados e documentos gerados em sua empresa.

Você envia periodicamente as notas fiscais, contratos, boletos pagos, extratos, documentos de colaboradores, entre outros. Com esse emaranhado de documentos em mãos, seu contador implementa todos eles em um sistema contábil altamente avançado que é capaz de reunir e controlar todos os dados e executar as demais rotinas necessárias para sua empresa.

Cumprimento de obrigações acessórias

Outra rotina muito importante de um contador é o envio das obrigações acessórias da empresa contratante de seus serviços, tais como: SPED Fiscal e Contribuições, DCTF, apuração do Simples Nacional, entre outras.

A periodicidade desse trabalho varia muito. As que mencionamos, por exemplo, são enviadas mensalmente, outras, apenas quando há movimento e algumas têm obrigatoriedade anual, como é o caso do SPED Contábil e ECF.

Apuração de tributos e emissão de guias

Após a realização da tarefa anterior que, em muitas vezes, é feita de forma integrada com o seu sistema de gestão, o contador efetua a apuração de seus tributos, com base em diversas definições, tais como, o regime de tributação, por exemplo.

Após a apuração dos tributos, ele passa para a geração das guias em sistemas próprios dos órgãos tributantes ou em suas páginas na internet.

Elaboração de demonstrações contábeis

Além dessas atividades, a rotina de um contador conta com a tarefa de emitir demonstrações contábeis que são importantes para atender a questões legais, mas, principalmente, para servir como fonte de informações para os gestores e administradores da empresa.

São exemplos de demonstrações contábeis: Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultados, Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC), Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL), entre outras. Além disso, seu contador também pode gerar demonstrações contábeis personalizadas para sua empresa, de acordo com as necessidades que forem apresentadas a ele.

Emissão de relatórios

Por fim, existem outros relatórios adicionais que o seu contador poderá emitir, de acordo com o que for solicitado. Entre eles podemos destacar: entrada de notas fiscais, faturamento, relação de empregados etc.

Conteúdo original Dome