O score de crédito é um dos pontos mais importante no momento em que o cidadão pensa em solicitar um empréstimo, financiamento ou até mesmo para conseguir um cartão de crédito.

Contudo, grande parte da população não entende o que essa pontuação representa e como ela pode impactar na hora de conseguir acesso ao crédito financeiro, além disso, todas às vezes em que o trabalhador vai solicitar algum tipo de crédito, as instituições realizam consultas aos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa onde fica evidenciado justamente o score.

Mas afinal, o que é o score?

O score de crédito trata-se de uma pontuação que todo o brasileiro possui como pagador e entre outros fatores é o que os bancos e empresas verificam na hora de saber se vão aprovar ou não o que você solicitou.

Ter uma pontuação muito baixa acaba dificultando e muito que o trabalhador tenha acesso ao crédito, quanto melhor a pontuação, mais fácil é para o banco ou empresa liberar a sua solicitação, tendo em vista que em vias de regra, quanto melhor sua pontuação, melhor você é classificado como bom pagador.

Já nos casos onde o score de crédito está baixo, o mesmo representa que o trabalhador tem dificuldades para conseguir pagar suas contas em dia ou ainda que o mesmo encontra-se com nome sujo, ou seja, que esteja devendo na praça.

Como melhorar meu score?

A primeira coisa que você precisa fazer para melhorar o seu score é consultar se o seu CPF está negativado. Existem órgãos de proteção ao crédito, como é o caso do Serasa, que permite que os trabalhadores possam realizar um cadastro e verificar não só sua pontuação de crédito, bem como se o trabalhador possui dívidas no nome ou se está com contas atrasadas.

Para realizar a consulta é simples, basta acessar o portal do Serasa, clicar em consultar CPF Grátis e caso você não tenha cadastro selecionar a opção de se cadastrar, logo, basta seguir todos os passos e dados solicitados para conseguir consultar.

Feito a consulta, caso você não tenha pendências financeiras ou caso consiga regularizar o seu nome, o segundo passado é começar a controlar sua vida financeira, não atrasando o pagamento das suas contas se mantendo sempre em dia com suas obrigações.

Manter os seus dados atualizados também é tão importante quanto pagar suas contas em dia. Muitas vezes os erros na apuração do score acontece justamente pela falta de dados atualizados. Verifique sempre o seu cadastro e atualize os seus dados com frequência.

Além disso, ter contas em seu nome também pode ser uma ótima opção para que o seu score aumente. Quanto mais você consegue pagar suas contas em dia mais as instituições percebem que você é um bom pagador o que também aumentará o seu score.

Por fim, lembre-se de realizar compras a prazo, quando o trabalhador realiza suas compras somente à vista o mesmo não é conhecido pelas empresas de crédito. Mas atenção, para essa dica é muito importante ter controle sobre seus gastos, para não acabar se prejudicando reunindo mais contas do que o necessário.

Fonte: Jornal Contábil