Saiba quais são as situações que podem fazer o segurado do INSS perder o seu benefício. Se mantenha informado!

Os segurados do INSS têm direito a diversos benefícios previdenciários, como aposentadorias e auxílios, em caso de acidente ou doença, e em muitos outros casos. Mas existem algumas situações que podem fazer o segurado colocar seu benefício em risco.

Existem situações que podem fazer com que o segurado do INSS possa perder o seu benefício, algo que pode prejudicar muito a vida de qualquer cidadão que utiliza seu benefício como única fonte de renda.

Pensando em ajudar, nós vamos te apresentar quais situações podem fazer um segurado do INSS perder o seu benefício, para você ficar atento e evitar perder a sua fonte de renda.

Acompanhe este artigo até o fim e se informe!

O INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem a responsabilidade de realizar o pagamento da aposentadoria e demais benefícios aos trabalhadores brasileiros, com exceção dos servidores públicos.

Quando um cidadão garante o seu benefício do INSS seja ele um auxílio ou uma aposentadoria, ele começa a depender financeiramente dessa remuneração paga mensalmente, porém, existem algumas situações desagradáveis que podem fazer com que o segurado perca seu benefício.

Iremos te mostrar quais são essas situações logo abaixo.

Situações que podem fazer o segurado perder o seu benefício

Veja algumas situações que podem fazer um segurado do INSS perder seu benefício a seguir:

Não realizar a prova de vida

A finalidade da prova de vida é comprovar que o beneficiário está vivo para que o mesmo continue recebendo o seu benefício, não realizar a prova de vida pode ocasionar na perda do benefício.

Não comparecer à perícia

Se o segurado não comparecer à perícia marcada periodicamente para comprovar a sua condição de saúde, ele pode acabar perdendo o seu benefício. A perícia é obrigatória se o cidadão pretende continuar recebendo seu benefício.

O segurado que se negar a comparecer na perícia médica, arrisca ter o seu benefício cancelado.

Estar recebendo salário-maternidade

O salário-maternidade é um benefício para os cidadãos que precisam se ausentar do trabalho devido ao nascimento do filho, adoção ou guarda judicial.

Quando a segurada começa a receber o benefício por conta da maternidade, a aposentadoria ou auxílio é suspenso até que o salário pare de ser pago, afinal, o salário-maternidade também é um benefício do INSS e não é possível acumular benefícios.

Se o segurado for preso

Se um beneficiário é preso, o seu benefício fica bloqueado. Quando o segurado for solto, o benefício do mesmo será desbloqueado.

Enquanto o cidadão está preso, os seus familiares podem solicitar o auxílio-reclusão.

Fonte: Jornal Contábil