Saiba se o limite de faturamento do Microempreendedor Individual (MEI) vai aumentar em 2022 e conheça o projeto para alterar o limite do MEI.

O Microempreendedor Individual é um modelo empresarial muito atraente para os mais diversos empreendedores, mas para ser um MEI, você deve respeitar algumas regras, como limite de faturamento e ramo de atividade. Mas será que algo vai mudar em 2022?

O MEI já ajudou milhões de empreendedores desde o seu início, porém, para abrir um Microempreendedor Individual ou permanecer como MEI, o empresário deve seguir as regras que esse programa estabelece.

Quer saber se o limite de faturamento do MEI vai mudar em 2022?

Acompanhe este artigo até o fim e se informe!

O lado atrativo do MEI

O MEl é um modelo empresarial muito atrativo para muitos empresários, mas por conta do faturamento muitos empreendedores não conseguem se tornar MEIs.

Já alguns outros empreendedores não conseguem se manter nesta categoria, tendo que migrar para Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP) por conta do faturamento.

Vamos te apresentar brevemente algumas vantagens que tornam o MEI um modelo atrativo:

Baixa carga tributária;

Contratação de um funcionário;

Linhas de crédito exclusivas para MEIs;

Emissão de nota fiscal;

Benefícios previdenciários.

Além desses benefícios existem outros, esses foram somente alguns exemplos para você entender o motivo do MEI ser tão atrativo.

Mas o limite de faturamento do MEI vai mudar em 2022? Nós vamos responder essa dúvida no próximo tópico!

O Limite de faturamento do MEI vai mudar em 2022?

Respondendo rapidamente à pergunta feita neste tópico, por enquanto ainda não temos nenhuma alteração definida para o limite de faturamento do MEI para 2022.

Porém, existe um projeto que prevê o aumento deste limite e já foi aprovado pelo Senado Federal, se for aprovado pela Câmara e sancionado logo, ele poderá começar a valer em 2022.

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 108/2021 tem a finalidade de aumentar o limite de faturamento anual do MEI de R$ 81 mil para R$ 130 mil.

A tramitação das mudanças

O PLP 108/2021 já foi aprovado no Senado e agora segue para conseguir aprovação na Câmara dos Deputados.

Se for aprovado na Câmara, o texto seguirá para sanção presidencial e os Microempreendedores já poderão sonhar com esse aumento do limite de faturamento anual.

A tramitação na Câmara vai definir o futuro desse projeto de Lei que interessa para milhões de empreendedores brasileiros.

Por enquanto nada foi definido e o limite permanece o mesmo para 2022, caso o projeto seja aprovado e o limite sofra alteração, nós iremos noticiar aqui no Jornal Contábil.

Fonte: Jornal Contábil