O que devo informar na RAIS 2022?

Saiba o que você deve informar na RAIS de 2022, ano base 2021. Se informe sobre as novidades desta obrigação.

A RAIS é uma obrigação anual das empresas brasileiras, é preciso reunir diversas informações sobre os trabalhadores brasileiros e enviar ao governo, para enviar esta obrigação em 2022 é preciso saber o que deve ser informado nela.

A RAIS 2022, ano base 2021, ainda não teve seu programa liberado, mas é bom ir se preparando, afinal, tudo indica que em breve o programa será liberado, portanto, é hora de se informar.

Acompanhe este artigo até o final e saiba o que deve ser informado na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2022.

Quem deve transmitir a Relação Anual de Informações Sociais?

Desde o ano de 2019 as empresas do grupo 2 e 3 do cronograma de implantação do eSocial estão dispensadas de enviar a RAIS, pois, essas empresas já estavam realizando o envio dos eventos periódicos pelo eSocial.

O envio dos eventos periódicos pelo eSocial substituem a RAIS, portanto, as empresas do grupo 1 e 2 não precisam mais enviar a Relação Anual de Informações Sociais.

Entretanto, as empresas do Grupo 3 do cronograma de implantação do eSocial devem estar obrigadas a enviar a RAIS 2022, ano-base 2021, pois, elas só começaram a realizar o envio dos eventos periódicos em julho do ano passado.

O envio da RAIS 2022 ainda não começou, mas cabe aos integrantes do grupo 3 e 4 se prepararem para enviar essa obrigação.

O que deve ser informado na RAIS 2022?

As empresas devem informar na RAIS 2022, todas as informações relacionadas às contribuições sindicais patronais referentes ao ano-calendário 2021, além disso, elas devem informar os dados sobre todos os colaboradores contratados. 

Veja as principais informações que devem constar na RAIS:

Data de admissão;

Informações do colaborador (como data de nascimento e CPF);

Data e motivo da rescisão de contrato;

Valores relativos às verbas rescisórias;

Valores de parcelas integrantes e não integrantes das remunerações mensais dos trabalhadores. 

Todas as empresas devem entregar a RAIS, com ou sem funcionários empregados (exceto o MEI).

RAIS Negativa 2022

Se uma empresa não possuía funcionários em 2021, a RAIS 2022 deverá ser entregue como “Negativa”, indicando que não possui vínculos para declarar.

A RAIS negativa pode ser enviada no portal da RAIS, é só preencher os quatro seguintes campos:

 Dados do estabelecimento;

 Endereço;

 Informações Sindicais e

Responsável pela declaração.

Conclusão

O envio da RAIS 2022 ainda não começou a ser enviada, mas em breve o programa deverá ser liberado, portanto, organize as informações necessárias dos funcionários da sua empresa e fique preparado para enviar esta declaração.

Fonte: Jornal Contábil